[Artigo] Caracóis de praga, o que fazer ?!

Ir em baixo

[Artigo] Caracóis de praga, o que fazer ?!

Mensagem  hugo feio em Ter Jun 15, 2010 12:13 am

Viva.
Aqui fica um artigo, que tem como objectivo esclarecer as principais dúvidas de um aquariófilo principiante...

Caracóis de praga

Que espécie são ?
Os caracóis de praga mais comuns são as Physas sp. seguidas dos Planorbis Corneus, podendo também ser Melanoides Tuberculata etc.
Umas imagens para fácil identificação :
Planorbis corneus

Fonte: http://www.aquahobby.com/gallery/e_Planorbis_Ramshorn.php

Physas sp.

Fonte: http://www.fishforum.com/invertebrates/par...l-babies-24968/

Melanoide tuberculata

Fonte: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/comm...erculata_01.jpg

Como surgem nos nossos aquários ?
Estes, normalmente vêem agarrados ás plantas que compramos nas lojas, ou até mesmo depositam os seus ovos nas folhas das plantas, eclodindo depois nos nossos aquários.

Quais as vantagens de tê-los ?
Normalmente, trazem bastantes vantagens aos aquaristas, sendo óptimos indicadores de excesso de matéria orgânica no aquário, pois mais comida equivale ao aumento da população... Também, são benéficos para o substrato, em especial a Melanoides Tuberculata tende a enterrar-se no substrato, sendo óptimos para oxigenar a camada superficial do substrato.
Por experiência própria são óptimos para comer excessos de comida, especialmente em aquários de invertebrados, também são óptimos comedores de fungos que se possam desenvolver nos troncos.

Quais as desvantagens ?
Quando se transformam numa verdadeira praga alguns aquaristas podem achar ligeiramente inestéticos, porém em especial os Planorbis Corneus, são muito bonitos, e não têm grande tendência em transformar-se numa praga...

Como reduzir uma praga ?
Para reduzir uma praga, pode colocar uma folha de alface dentro do aquário e ao fim de cerca de 1 hora retira-la em conjunto com os caracóis que vierem nela, tendo atenção que esta técnica é apenas eficaz para reduzir a praga , e não extermina-la por completo!

Como exterminar uma praga por completo ?
Num aquário de invertebrados, torna-se mais complicado, mas quando não se tem outros caracóis que possam ser "consumidos", aconselho Anentone Helena "Snail eating snail" ou "Assassin snail", agora num aquário de peixes já existem outras hipóteses, tais como os Bótias Palhaço, e também a que menos recomendo visto que é mais químicos que se têm de meter no aquário, mas existe um produto da SERA chamado SERA schneckopur, atenção que nenhuma destas duas medidas são compatíveis com os restantes invertebrados, sendo provável que se for usado com os mesmos acabe por os matar!
avatar
hugo feio
Administrador

Mensagens : 127
Data de inscrição : 07/06/2010
Idade : 21
Localização : São Domingos de Rana, Lisboa, Portugal

http://www.shrimpscaping.pt.am

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum