Aqua 80x40x35-Gambas - Orçamento limitado!

Ir em baixo

Aqua 80x40x35-Gambas - Orçamento limitado!

Mensagem  vera santos em Sab Jul 30, 2011 3:23 am

08 Jun 2011

Ora muito bem, andam aí uns amigos a influenciar-me, quero dizer a levarem-me por maus caminhos, a induzirem-me a caminhar pelo mundo dos camarões e deixaram-me convencida! Como a altura é de crise no pais e é requerido um esforço, queria pedir-vos o favor de criarem comigo um aqua LOW COST , nestes tempos de crise que também vivo aqui em casa!
Tenho um aquário que estou a acabar de recuperar de:

Dimensões: 80*40*35
Volume: 110 litros brutos
tenho um filtro a mais que tenho esperanças que vocês aceitem para usar neste aquário, a ser:

Filtragem: Filtro externo eiheim 2211 (de 300l/hora)

Aquecimento: Termostato de 100W

Iluminação:Calha com 2 lampadas T5 de 24W cada, tenho a mais!

Foto-período: Será de 12 horas diárias, faço mal, afinal quantas horas devem ser visto que irá ser também o meu primeiro plantado!

Substrato: Suspect qual quantidade e de quê, o mais barato possivel, mas com alguma qualidade!

Decoração: Troncos de videira, médios e pequenos! e pedras de xisto ou parecido, basalto, granito escuro, sei lá!

23 Jun 2011

Aqui está a relíquia recuperada! Em estado de secagem até sábado!

Ao colocar a imagem acontece isto:
No estás autorizado enviar vínculos externos o emailes.

Problema resolvido:

Devagar, degarinho se vai ao longe.... Twisted Evil

Veem ai camarõres alentejanos! Hehehehehe.....

Última edição por vera santos em Sex Ago 05, 2011 10:23 pm, editado 1 vez(es)
vera santos

Re: Aqua 80x40x35-Gambas - Orçamento limitado!

Mensagem  hugo feio em Seg Ago 01, 2011 12:55 am

Viva, Vera !
Bem-vinda !
Antes de mais nada, vamos tentar esclarecer o problema da colocação das fotos o mais brevemente possivél.
Depois, quanto ao teu aquário...
O aquário, parece muito porreiro em termos de litragem, embora devesse ser mais comprido e menos alto, para proporcionador uma base mais ampla. Mas sabendo que é um aquário que já tens contigo... Não é problema.
O filtro, tem uma entrada um pouco baixa para 110l, contudo os camarões não precisam de muita circulação na coluna da água. Contudo necessitam de uma água limpa, e bem oxigenada, ao que te recomendo uma bomba de ar, e a que mantenhas esse filtro sempre a bombar e limpinho.

A iluminação é capaz de ser em demasia, visto que não vais manter um plantado exigente, nem vais injectar co2 ou nutrientes.Pode gerar alguns problemas com as algas. É uma questão de tentativa e falha.. Posso estar enganado.
Quanto às plantas, recomendo-te, anubias, fetos, musgos e pouco mais... Se usares essa mesma iluminação, ainda te recomendo a usar lemna minor, ou outra flutuante, que te reduza alguma luz, e sempre corta um bocado nos nitratos, fosfatos, o que não só te vai ajudar nos camarões, como mais uma vez, te vai impedir de crescer algas.
Quanto ao substrato...
Podes ler, um artigo meu:
Substratos para Invertebrados
hugo feio
Administrador

http://www.shrimpscaping.pt.am

Mensagem  vera santos em Sex Ago 05, 2011 11:05 pm

Pois é hugo o problema da filtragem já foi resolvido! Vais ver porquê:

Filtragem: Filtro externo JBL E 900 (de 900l/hora)

30 Jun 2011

Bem fotos da preparação do layout!

01 Jul 2011

Segue para bingo, o aqua está bem de saúde não há fugas! Os ramos estão a marinar e a coisa está a caminho de se viabilizar!

15 de Jul 2011

Substrato fértil da JBL, Aquabasis Plus, 1 saco, mais 10kg de areão preto a muito bom preço, para montar este meu aqua!

Quando cheguei a casa despejei a saca de fértil (deixando cerca de 5-7cm da frente livres), e por cima a saca de areão, a coisa começou a ter aspecto, logo ai, pensei já não falta tudo!

Coloquei os troncos na posição que tinha anteriormente previsto e coloquei por cima duas pedras que tinha bem pesadas!

Depois de todo o equipamento montado, tive um problema com o filtro mas como tenho olho para a bricolage resolvi muito bem ao assunto temporariamente até esta terça feira o arrumar definitivamente com adesivo de canalizador!

Portanto dia 5 de Julho o aqua estava cheio de água!

Para tal enchi 50% de água da torneira e 50% de água de 2 TPA's que fis em dois aquas de cá de casa ficando o ph neutro! E a água com bactérias na ciclagem desta forma mais rápida! Adicionei umas gotas de anti-cloro na adição da água da torneira por precaução!!

Entretanto adicionei umas plantitas, musgo e uma que de momento não me lembro bem que o Paulo me levou a meu pedido!

Nota-se a água ainda meio turva...

E tenho feito tpa's dia sim dia não para tirar os nitratos que teimam em não baixar!
Andam entra 5ppm e já chegou a estar a 20ppm, incrível mesmo com trocas de água dos outros aquas!

Por causa dos camarões que ainda não habitam o aqua, derivado aos nitratos adicionei um pouco de meia de senhora no tubo de entrada do filtro o que parece resultar, até ver!

17 de Jul 2011

Novidades, tenho uma fêmea ovada white pearl!!!!!! cheers

19 de Jul 2011
15º Dia de ciclagem do aqua.

Estou com problema para reduzir definitivamente o valor de nitratos do aqua não utilizando produtos quimicos e recorrendo sempre a TPA's de águas cicladas de outros aquas que mantenho. Portanto isso tem sido uma ajuda, para alem de serem praticamente todos os dias de 10% a 20% depende, todos os dias!.

Elementos decorativos como troncos e pedras como é óbvio fora de questão, digo eu, ás tantas alguém tem outra opinião! Peixes caracóis ou outros a apodrecer no aqua não há impossível!

O filtro dos primeiros 5 dias foi substituído por um JBL E 900 bem ciclado, portanto uma boa ajuda para ciclar mais depressa!

O resto dos parâmetros sempre estiveram bem, nitritos , amónia, zerados!

PH com oscilações não graves, entre 6.2 e 7.2!

Fauna alegre e contente, guppys e pandas!

Flora em bom estado mas pouca, musgo e pouco mais!

Penso que está tudo dito, penso que com estes meus cuidados nao deviam haver picos de nitratos como já houve dois, a variar entre 10 a 20ppm!

Hoje os nitratos estão a 5ppm, mas não os consigo baixar deste valor será possível! Pois considero que com este tipo de ciclagem isto não deveria estar a acontecer! Afinal tanto esforço para a próxima faço uma ciclagem normalíssima!

Nunca se passou algo deste género com estes cuidados todos comigo, parece bruxedo ou excesso de zelo!

21 de Jul 2011
17º Dia

Parâmetros como, nitritos , amónia, zerados!

PH com oscilações, entre 6.2 e 7.2!

Finalmante nitratos 0.00!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Tpa's diárias de 3 a 5l, ontem 3 hoje 5 por causa de acertar mais ou menos ph levemente!
vera santos

Mensagem  hugo feio em Sab Ago 06, 2011 12:35 pm

Viva, Vera !
Prazer em ver que isso está a avançar sobre rodas !
Não tenho muito a apontar, não te esqueças agora que tens de meter uma esponja a tapar a entrada do filtro, para poupar as crias e os camarões mais pequenos. Já agora... Vais plantar mais alguma coisa ? Ou vais só esperar que isso cresça ?
hugo feio
Administrador

Mensagem  hugo feio em Sab Ago 06, 2011 11:02 pm

Ena, ena...
Todo cheio de musgo, e plantitas, eheh...
Parece que isso está a correr muito bem Very Happy
Pena são os peixinhos, que vão caçar as crias de camarões que virem à frente do nariz...
De resto, isso está a tomar forma de um verdadeiro aquário de Invertebrados, Vera ! Razz
Abraço,
hugo feio
Administrador

Mensagem  Rodolfo Silva em Dom Ago 07, 2011 4:46 am

Viva Verinha

Estou a gostar, mas afinal qual era a tua duvida??? ... quem olhar para isso toma te por Pro nestas andanças, eu por exemplo é raro ter um aquario assim normalmente os meus são 5 vidros cheios de agua e um bom monte de musgo eh eh

Qualquer dia tens de me ensinar a fazer uma coisa gira assim Wink

jokas
Rodolfo Silva
Administrador

Mensagem  antonio violante em Dom Ago 07, 2011 12:50 pm

ola

o aqua esta bem composto na primeira foto a planta que tens do lado direito faz um monte muito lindo

acho que essa planta e igual a esta que esta do lado esquerdo
antonio violante

Mensagem  vera santos em Ter Set 06, 2011 4:18 am

06 Ago de 2011
Geral

Lateral esquerda

com flash

Lateral direita

com flash

CO2 montado mas ainda não pus a funcionar:

Talvez amanhã experimente, agora ponho torneira estanque da garrafa de CO2 da coca- cola ou não e quando quizer mudar o CO2 não precisa???? Não quero é que me rebente nada nas mãos, não percebo nada disto! Embarassed

Limnobium laevigatum,

Lindas, belíssimas estou apaixonada por elas!

Camarões selvagens

Guppy

Espero que que gostem, mais umas poucas de femeas de guppys! e vou por um cardume de neons chineses.
Anda aqui um bótia perdido não consigo apanhá-lo vai comer os alevins de camarões não acham?
Critiquem á vontade, gosto de levar nas orelhas, os white pearl andam muito escondidos no meio de tanta vegetação e esconderijos!

Toyota a planta de que falas é a Limnophila sessiliflora, como a tua imagem está um pouco tremida não consigo confirmar.

Entretanto malta isto tornou-se num matagal, já tirei fotos mas ainda não as passei para o pc, mal possa actualizo, a minha duvida agora está no CO2 que não está a funcionar, puz uma colher raza de fermento, uma de bicabornato cheia e 300gr de açucar e isto não está a dar nada! Embarassed
Tenho a impressão que devia por o pacotinho de ramazotti inteiro não é assim mas há tantas receitas que estou baralhada rapazes que me dizem confused
vera santos

Mensagem  hugo feio em Qua Set 07, 2011 12:05 pm

Parece bem porreiro, cheio de mato e musgo, como eles gostam, eheh.
Agora, esse bótia não só te vai comer as crias, como te vai comer os adultos se os apanhar. Com os guppys e os néons vai-te acontecer o mesmo. O que couber, marcha na certa se lhes aparecer à frente.
É por isso que os criadores que querem a maior taxa de sobrevivência não mantêm peixes em aquários dedicados à criação de camarões.
hugo feio
Administrador

Mensagem  Rodolfo Silva em Qui Set 08, 2011 2:57 am

Esta a ficar muito Bom Vera

Para quem disse que se estava a iniciar olha que tens um aquario bem melhor que os meus, os meus assim ate tenho vergonha de mostrar visto serem só vidros, agua e uma bola de musgo Embarassed

Bem o Hugo já disse que o botia não combinava mesmo nada bem aí, já agora só faço mais um reparo sobre a situação que descreves... tem cuidado com o Co2 que não combina muito bem com as gambas, se queres usar usa sempre muito pouco

Jokas
Rodolfo Silva
Administrador

Mensagem  vera santos em Qua Out 19, 2011 3:21 am

hugo feio escreveu:Parece bem porreiro, cheio de mato e musgo, como eles gostam, eheh.
Agora, esse bótia não só te vai comer as crias, como te vai comer os adultos se os apanhar. Com os guppys e os néons vai-te acontecer o mesmo. O que couber, marcha na certa se lhes aparecer à frente.
É por isso que os criadores que querem a maior taxa de sobrevivência não mantêm peixes em aquários dedicados à criação de camarões.

O bótia foi de viagem para o meu aqua em Leiria, felizmente, agora estou a mante os guppys e neons chineses, mas os guppys são piores no que toca à perseguição dos camarões!
vera santos

Mensagem  vera santos em Qua Out 19, 2011 3:42 am

Que plantas são estas aqui do cantinho á frente, vieram de casa do Nuno não sei se ele sabe, ou voces conseguem ver?

Lá apareceu um camarão para a foto!

Tive de retirar 80% das plantas flutuantes e deixei as lemna minor, o aqua está coberto de verde, mas nem isso ajuda o sporting!

Umas fotos para curtirem, camarões wlid, white pearl, ibéricos e babualti. Dia 17.10.2011.

Neons chineses

Espero que gostem!

SETUP DO AQUÁRIO

Nome do Aquarista: Vera Santos
Nome do aquario:
Montagem/data: 4 de Julho de 2011
Dimensões:80*40*35
Volume: litros brutos
Filtragem: Filtro externo JBL E 900
Circulação: O filtro
Aquecimento: Termostato de 100W
Iluminação: Calha de iluminação com 2 T5 de 24W
Fotoperíodo: 12 horas diárias
Substrato fértil: Aquabasic da JBL
Substrato: Cascalho preto
Decoração: 3 Troncos de videira
Temperatura da Água: 26º

Parâmetros da Água:
Ph:7.0
Amónia (NH3/NH4+):0.00
Nitritos NO-2: 0
Nitritratos NO-3: 0
Kh:-
Gh: - ppm

Alimentação: Tetra Min e artémia congelada dia sim dia não.
Trocas Parciais de água: Sim, 20% quinzenal +- com limpeza de filtro em fins de semana alternados.
Reposição de água: 5 litros por dia
Rotina: Alimentação 1 vez por dia e 1 á noite.

Flora:
Musgo,
Limnophila sessiliflora,
Lemna minor,
Limnobium laevigatum,
Rotala rotundifolia.
Alternanthera Reineckii
Lysimachia nummularia "aurea"
Fittonia Green
Fittonia Red

Fauna:
Camarões Selvagens
Camarões White pearl - sobra 1 ou 2 acho! Tenho de adquirir mais!
Camarões ibéricos
Camarões Caridina babaulti - 8

Guppys (20)
Corydoras Panda (4)
Neons chineses (9)

Actualizado a 19.10.11
vera santos

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: