[Debate] A origem das variantes 'tiger'

Ir em baixo

Mensagem  Sergio Torres em Qua Ago 31, 2011 11:02 pm

Hugo fiquei com uma duvida!
Tu dizes:
A variação ’tiger’, resulta de uma série de cruzamentos, e da reprodução selectiva, da espécie Caridina cantonensis sp. "tiger wild form"

Fiquei sem entender! Os tiger que te referes são os apurados! Os BT's, os blue ou os reds? Pois penso, sem ter a certeza, que os tiger existem na natureza! Apenas não tem os apuramentos de excelência que alguns aquariofilos possuem!
Estou a pensar bem??
Sergio Torres

Re: [Debate] A origem das variantes 'tiger'

Mensagem  Carlos Couceiro em Dom Set 11, 2011 1:54 pm

sim sérgio, tens razao, eu por acaso nao reparei nisso, quando li a ficha foi na diagonal e essa parte passou

segundo sei, na natureza, existem duas espcies ou variantes em estado selvagens(esta duvida esta explicita no "cf") que sao

Caridina cf. cantonensis "bee" - de onde foram apurados atraves de mutaçoes e seu apuramento por reproduçao selactiva todas as grades de Crystal black, crystal red, golden, snow white, pandas, king kong, blue bolt, red wine e etc....

Caridina cf. cantonensis "tiger" - de onde foram apurados atraves de mutaçoes e seu apuramento por reproduçao selactiva todas as grades de black tiger, blue tiger, red tiger etc.....

o que me deixa duvidas é nos super tiger, pois tenho ideia de serem uma populaçao selvagem dos Caridina cf. cantonensis "tiger", uma população com cauda amarela, riscas mais definidas e a sua caracteristica que os diferencia, o seu tamanho, sendo estes maiores
Carlos Couceiro
Administrador

Mensagem  Sergio Torres em Dom Set 11, 2011 5:14 pm

Carlos que bela explicação!
Em relação à tua duvida, julgo que possa ser possível, julgo que no caso dos babualti também se aplique! Populações distantes, com cores diferentes, que apesar de serem babualti, já não cruzem ou "preferirem" indivíduos com o mesmo fenotipo!
Sergio Torres

Mensagem  hugo feio em Seg Set 12, 2011 3:29 pm

Realmente tens razão, Sérgio.
O artigo já aqui estava guardado faz tempo, e quando o meti cá, só lhe dei uma leitura leve, e pelos jeitos essa gralha escapou.

Mas Carlos, penso que a razão desta gralha, além de falta de atenção, é pela mistura de tiger's apurados (ex. super tiger) com tigers completamente inalterados em termos de fenótipo, sendo que até hoje facilmente nos chegam às mãos tiger's apurados, que muitas vezes podem ser já considerados, super tiger, pelo preço de um normal, daí acho que não será insensato uma pequena nota do artigo, sobre este assunto. Contudo, não deixas de ter razão, está ali uma gralha, que tenho de reformular.

Além disso, também porque a variação red tiger está de facto presente na natureza. Não se deve a um apuramento em cativeiro, mas sim seleção natural, em colónias um pouco isoladas dos restantes tiger's de coloração normal.

Abraço,
hugo feio
Administrador

http://www.shrimpscaping.pt.am

Mensagem  hugo feio em Seg Set 12, 2011 3:55 pm

Carlos Couceiro escreveu:

o que me deixa duvidas é nos super tiger, pois tenho ideia de serem uma populaçao selvagem dos Caridina cf. cantonensis "tiger", uma população com cauda amarela, riscas mais definidas e a sua caracteristica que os diferencia, o seu tamanho, sendo estes maiores

Sim, Carlos, tens razão, também...
Tal como os red tiger, também há populações isoladas de tiger's, que através da seleção natural foram-se tornando assim, com riscas mais definidas e as extremidades alaranjadas.
Contudo !
Os super tiger que se encontram à venda, raramente têm o fenótipo selvagem, pois já levaram com apuramentos, para tornarem as riscas ainda Mais, sólidas, o corpo mais branco, e as extremidades mais laranjas...

Aqui fica uma foto da nossa amiga Imke Jungjohann que mantém supertiger's selvagens.

Fonte

Abraço,
hugo feio
Administrador

Mensagem  Carlos Couceiro em Seg Set 12, 2011 4:16 pm

Claro que os camaroes que nos chegam como "Wildform" raramente o são na totalidade, mas nao foge muito daí, daí a importancia de criadores sem fins lucrativos que se esforçam por nao fazer misturas

tens a certeza disso dos red tiger serem uma populaçao selvagem? de facto faz todo o sentido, mas nunca li em relaçao a isso
Carlos Couceiro
Administrador

Mensagem  hugo feio em Seg Set 12, 2011 6:37 pm

Epá, não te posso dizer com toda a certeza, porque nunca estive lá a olhar para eles.
Mas sim, já vi em vários sitios referências sobre eles e sobre o facto de serem uma variação selvagem. Até penso que já falei com a Imke Junjohann sobre isso. Se há alguém que percebe de 'tiger's" selvagens, é ela...

Lê aqui...
Planet Inverts

Abraço,
hugo feio
Administrador

Mensagem  hugo feio em Ter Set 13, 2011 11:23 pm

Só para confirmar, eheh
De facto ambos os 3 se tratam de variantes selvagens.
Tiger, supertiger e red tiger.

Agora vamos lá tentar descobrir, aqui, onde se encontram as populações de cada um.
Sei que a minha amiga, Imke, tem um amigo que conhece onde apanhar os 'supertiger' (wildform) na China. Os tiger imagino que tenham uma distribuição mais abrangente visto que são a "variante original e dominante" e que se qualquer outra variação se mistura-se com esta o mais provável era que as mutações de cor se perdessem para o fenótipo ancestral. Tal como o que acontece com as variantes do Neocaridina heteropoda que se perdem quando cruzadas com o seu parente selvagem. Portanto, sabendo que também os tiger's habitam o sudoeste da china, imagino que de uma população em crescimento, se tenham isolado algumas populações que não reproduzindo nem entrando em contacto com as demais, foram desenvolvendo e generalizando, dentro daquela população, determinadas mutações a nível de cor e padrões, que os tornaram como são hoje.

Um palpite.
Abraço,
hugo feio
Administrador

Mensagem  Carlos Couceiro em Qua Set 14, 2011 4:44 pm

pronto, assim sim, estamos a aprender com duvidas insurgentes..... graças a gralhas e sua discussao....ahahaha..... é por isso que gosto dos foruns.... boa discussao

agora é implementares estas informações na ficha, Hugo
Carlos Couceiro
Administrador

Mensagem  hugo feio em Qui Set 15, 2011 1:09 am

Ehehe, toda esta conversa.
Vou ver se em arranjo uns super tiger de linhagem selvagem, vindos de Alemanha.
Aí é que já se fazia um estudo interessante Wink

Aqui vai mais um palpite, para o resto do pessoal discutir.

A selecção natural, no que toca às cores e padrões de uma espécie, penso eu que tenha 2 critérios fundamentais.
A sobrevivência de individuos com padrões mais discretos em ambientes naturais, que passem despercebidos aos predadores.
A preferência de acasalamento de indivíduos de um sexo com o oposto com determinadas características físicas, incluíndo a coloração.

O que me leva a estranhar !
Como é que duas variantes que apesar de mais elegantes e que possuem de facto padrões e cores mais vistosas, que apesar de os poder favorecer no acasalamento, podem torná-los visíveis aos seus predadores.
Ora reparem nas extremidades alaranjadas dos red tiger.

link

Será que as 3 variantes serão parte de um processo evolutivo que garante a sobrevivência de individuos mais discretos como os tiger. Ora uma hipótesse seria que o red tiger seria de facto a variante que originou os seguintes, e não os tiger. E pouco a pouco foi perdendo os vermelhos, tornando-se no que são os super-tiger, preservando as extremidades alaranjadas. E em seguida os tiger, que voltaram a perder mais uma vez esta mesma característica.

Será... ?

Última edição por hugo feio em Sex Set 16, 2011 12:08 am, editado 1 vez(es)
hugo feio
Administrador

Mensagem  Sergio Torres em Qui Set 15, 2011 10:44 pm

Para mim tudo depende do meio! Por exemplo aquas mais barrentas servem de camuflagem aos red tiger! Aguas mais tumidas (negras) serve aos tiger!
As machas laranja podem ser carateristicas de insectos venenosos da zona! Sei lá!
Sergio Torres

Mensagem  hugo feio em Sex Set 16, 2011 12:13 am

Mas, Sérgio, mesmo em águas barrentas, o 'tiger' é de facto o mais discreto de ambos os 3.
O que me leva, pelos menos na minha cabeça a pensar que seria o mesmo, o resultado da sobrevivência e consequente seleção natural de indivíduos, cada vez mais discretos. Claro, que isto nem sempre se põe, pois muitas vezes são mesmo as características físicas e a coloração exuberante, que favorecem certas espécies no acasalamento.

Última edição por hugo feio em Sex Set 16, 2011 12:36 am, editado 1 vez(es)
hugo feio
Administrador

Mensagem  hugo feio em Sex Set 16, 2011 12:24 am

No decorrer da interessante discussão que ocorreu sobre a origem das variantes Caridina cf. cantonensis 'tiger'; super tiger' e 'red tiger'. Aqui fica um tópico dedicado à mesma.

Ficha da espécie Caridina cf. cantonensis 'tiger'

Bom debate ! Very Happy

hugo feio
Administrador

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: