ShrimpScaping
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Iniciar uma criação selectiva

Ir para baixo

Iniciar uma criação selectiva Empty Iniciar uma criação selectiva

Mensagem  Rodolfo Silva Sáb Jul 30, 2011 2:34 am

Iniciar uma Criação Selectiva

Para podermos iniciar uma criação selectiva, são necessários vários procedimentos e conhecimentos, que irei começar a referir um por um.

O que é um guppy?

O Guppy é um peixe muito fértil com uma vida sexual muito activa em média a partir dos quatro meses de vida já inicia a sua vida sexual.
Ele vive em média de um ano a dois anos, tudo depende das condições em que é mantido. As fêmeas tem um tempo de gestação de 24 a 28 dias em média, o número de alevins varia de 5 a 180 alevins dependendo do tamanho da fêmea, linhagem, alimentação e qualidade da água do aquário. Porém algumas fêmeas podem dar a luz com apenas 3 meses de idade, e podem ser fecundadas por machos de um mês e meio (peixes com crescimento e desenvolvimento sexual precoces).
Mas para iniciarmos uma criação selectiva temos de ter em conta vários aspectos que podem ser vistos neste tópico, são aspectos básicos mas muito importantes para que tudo corra pelo melhor.


O que é uma linhagem?

Quando dizemos que um guppy é de "linhagem pura", significa que foi feito um árduo trabalho de aprimoramento e desenvolvimento genético de algumas características importantes nos guppys, como por exemplo, uma cauda com um tamanho maior, uma dorsal mais larga e grande, cores apuradas, entre outras características. Existem diversas linhagens puras de Guppys vou enunciar apenas algumas linhagens, tais como os Snakeskin, os Full Black, os Full Red, Tuxedo, Half Black AOC (Any Other Color), Half Black Paltel, Pastel Albino, Black Moscow, Coral Red, Merah, Japan Blue Albino, King Cobra, Micariff Yellow, entre muitas outras.
Todas estas linhagens de guppys foram desenvolvidas através de cruzamentos pré determinados derivados sempre em sua origem da espécie selvagem. Este possui características genéticas dominantes sobre todas as demais. A tendência de todo cruzamento mal executado é adquirirmos cada vez mais guppys selvagens por melhor que sejam as matrizes.
Uma diferença muito grande é irmos a uma loja de aquários, comprarmos guppys distintos e misturá-los sozinhos ou em aquários comunitários. Neste caso teremos crias que produzirão peixes mestiços de diferentes linhagens e qualidade cada vez mais se assemelhando ao guppy nativo ou seja sem cores. Outra é termos matrizes puras de linhagem e idade semelhantes, num aquário próprio sem outros peixes com pH e temperatura controlados. Neste caso está a criar alevins de qualidade.


A escolha das matrizes

Quando adquirimos um casal ou trio ( um macho e duas fêmeas) de guppys estamos adquirindo toda uma história genética que procuramos conhecer se sabemos a procedência da mesma. Caso compre numa loja os guppys, poderá estar adquirindo boas matrizes porém com características genéticas antagónicas. Passo a explicar, por exemplo compra um macho de Half Blak AOC e uma fêmea de Half Blak AOC, estes poderão ser idênticos mas com antecedentes distintos, ou seja, cruzando entre si não se obtém filhotes de qualidade, e puderam não sair Half Blak AOC, o que é o mais normal acontecer.
Para isto não aconteceu o que tem a fazer é comprar matrizes de criador cujas características genéticas sejam de confiança, ou seja, ao adquirir matrizes puras ganhando assim anos em seu trabalho genético.


Formas de Cruzamento

Existem três formas básicas de cruzamento: Retro-cruzamento, Cruzamento fechado e Cruzamento em mesma linha.

  • Retro-cruzamento: É o cruzamento de linhagens distintas. Muitas vezes consegue-se belos espécies porém difíceis de serem mantidos. Para isso demora-se anos. Ex: Full Red X King Cobra = ?? (pois sairia uma mistura apesar de também poder sair uns com características identicas aos pais).
  • Cruzamento fechado: Cruzamento entre pai e filha, mãe e filho, irmão e irmã, ou seja entre parentes próximos. Óptimo para se fixar características. Mas cuidado não exagerar devido à consanguinidade.
  • Cruzamento em mesma linha: Semelhante aos Cruzamentos Fechados, porém feito entre parentes distantes. Ex: bisavó com bisneto ou primos distantes.



Iniciar uma criação selectiva Guppyalbinowx9

Guppy Albino


Para poder ter noção de algumas das linhagens que existem no mundo, clique aqui.

Com a colaboração de uma colega (xaves)
Rodolfo Silva
Rodolfo Silva
Administrador

Mensagens : 67
Data de inscrição : 09/08/2010
Idade : 50
Localização : Caldas da Rainha / Entroncamento

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos